Treino x Resultados: O que você precisa saber sobre supercompensação?

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Treino x Resultados: O que você precisa saber sobre supercompensação?

A gente treina, treina, treina, e nem sempre chega lá, certo. Alguns acreditam que é genética, outros acreditam que a rotina está mal planejada e há aqueles que simplesmente preferem culpar outras pessoas. Tenho certeza de que você se responsabiliza pelos seus atos, ou não estaria lendo esse artigo.

Sim, treinar e não ter resultados irrita qualquer um de nós, entretanto, se o conhecimento existe, temos que explorar cada ponto para otimizarmos cada vez mais nossa capacidade de avançar. Essa é a premissa do Método BORA! 3.0[a][b].

O objetivo desse artigo é você conhecer um pouquinho sobre o processo de supercompensação. Para isto, é fundamental entendermos os fatores que influenciam os resultados. Somente assim vamos parar de dar murro em ponta de faca.

1- Não é sobre repetições, é sobre tempo

Quando o professor recomenda fazer 10 repetições na série de um determinado exercício, a ideia é você fazer cada repetição com duração entre 3 e 4 segundos, ou seja, uma série de 10 repetições deveria durar entre 30 e 40 segundos com seu músculo em contração, alternando fase concêntrica e excêntrica.

Quando você faz a série com movimentos rápidos e atinge as 10 repetições em 20 segundos, significa que seu músculo não foi estimulado da forma planejada. Para cada objetivo há uma forma ideal de treinar. Siga as orientações do professor, sempre.

2 – Alimente-se para render bem no trein0

A alimentação não tem a ver apenas com déficit calórico, mas com o desempenho. Se você precisa de aporte energético para treinar com determinada intensidade, a escolha do alimento e a hora que você o ingere pode influenciar seu desempenho. O estímulo na intensidade certa e no momento oportuno faz a diferença.

Além de potencializar o treino mais intenso, o alimento faz com que seu corpo se recupere mais rápido entre uma sessão e outra, desde que você durma bem também, mas este é assunto para outro post.

3 – Foco na recuperação

O planejamento dos estímulos é feito com base na sua capacidade de se recuperar entre uma sessão e outra. Se você se recuperar bem antes da próxima sessão, a probabilidade da supercompensação ao longo da jornada ocorrer de forma satisfatória é bem maior.

A supercompensação no seu treino refere-se ao processo pelo qual o corpo, após ser estimulado (treino), se recupera além do estado inicial (isto é, seu corpo regenera e você fica mais forte ao longo do tempo). Mas lembre-se, a supercompensação tem ligação direta com o estímulo bem planejado e capacidade de manter-se fiel ao plano, logo, não seria inteligente copiar o treino dos outros.

Sabemos que você não copia o treino dos outros, por isso pedimos: Compartilhe esse artigo com quem comete esse grave erro.

4 – A constância

Nem sempre estamos bem para “arrepiar” em uma sessão de treino, seja por conta do acúmulo de estresse ou até mesmo por alterações na rotina de casa ou trabalho.

O fato de você não estar treinando com 100% de energia não significa que seus resultados estão 100% comprometidos, mas preste atenção no que pode estar causando essa “ausência” de energia, ok? Se for por conta da rotina fora da academia, peça para o professor ajustar seu treino para otimizar a recuperação, afinal, seu corpo está sofrendo estresse em demasia.

Lembra da supercompensação? Nessa hora o estímulo precisa de ajuste para otimizar a recuperação.

Considerações finais

Antes de pensar em “arrepiar” na sessão de treino, certifique-se de que está bem alimentado e com o sono em dia. Certifique-se também de que após a sessão de treino você manterá a alimentação planejada de acordo com suas necessidades, além dos demais fatores que influenciam a supercompensação.

O que você faz na academia precisa estar alinhado com a capacidade de você se recuperar além do estado inicial.

Que tal procurar nossos professores e pedir para que te expliquem de forma mais detalhada todos os fatores que influenciam sua evolução?

Fábio Cantizano – CREF: 16603-G/RJ

 

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