Quantos treinos semanais é o ideal?

Dicas

Quantos treinos semanais é o ideal?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 150 minutos de exercícios físicos leves/moderados ou 75 minutos moderados/intensos para que você saia do sedentarismo. O que precisamos entender aqui é que os diversos objetivos que nos levam para uma academia exigem uma determinada dedicação. Uma coisa é deixar de ser sedentário, outra é reduzir dores articulares ou se tornar uma “pessoa fitness”.

A quantidade de treinos semanais dependem de uma boa análise das suas possibilidades. Qual seu objetivo no momento?
Para atingirmos nossos objetivos devemos dar atenção a todos os fatores que influenciam os resultados, dando prioridade aos estímulos (treinos semanais), aporte energético (alimentação) e recuperação (alimentação + sono de qualidade).

Se você treina todo dia, deve prestar atenção nos demais fatores.

Guarde essa informação: Quanto menor for sua frequência na academia, mais atenção deve ser dada aos demais fatores, ok?

1 – Treinos semanais para quem quer ser fitness

Para muitos, ser fitness significa comer de forma saudável, frequentar a academia diariamente e ter um tanquinho na região abdominal.

O significado real da palavra fitness tem a ver com “aptidão física”, ou seja, se você é fitness, seu corpo está preparado para enfrentar os desafios do dia a dia. Você consegue ser fitness com 3 treinos semanais, sem problemas, desde que se dedique a manter inabaláveis a alimentação e o sono.

2 – Treinos semanais para reduzir dores

Tem gente que não deseja se tornar fitness e não se preocupa tanto assim com a aparência, embora caber em uma roupa que há muito tempo não usa seja bem legal, certo?

Dores articulares são comuns em quem está acima do peso ou sedentário, principalmente quando a musculatura está atrofiada, gerando sobrecarga excessiva nas articulações.

Se você não deseja um condicionamento físico aprimorado ou detesta frequentar academias, alimente-se adequadamente, durma bem e treine ao menos 2 vezes por semana. Sempre há solução, embora a gente recomende frequentar a BORA! Fitness sempre que puder.

3 – Treinos semanais para ganhar disposição

Melhorar o condicionamento físico é fundamental para melhorar a qualidade de vida e realizar as atividades diárias com mais vigor. É de extrema importância desenvolver a força muscular em suas diversas formas de manifestação, melhorar a capacidade aeróbica e também a mobilidade articular.

Praticar exercícios de força, exercícios aeróbicos e de mobilidade é essencial. Nem sempre há tempo para praticar tantas modalidades assim, embora 1 vez por semana na musculação mais 2 vezes por semana em atividades coletivas na BORA! Fitness possam levar você para um bom caminho. O que acha? 3 treinos semanais atendem.

4 – Treinos semanais para melhorar a estética

Mesmo já tendo tocado no assunto em outros posts, vale ressaltar que a estética é uma consequência do desenvolvimento do condicionamento físico na maioria dos casos. No entanto, não é errado priorizar a estética em relação ao condicionamento físico, pois o objetivo é seu e estamos aqui para ajudar da melhor forma, ok?

O formato do corpo é uma adaptação morfológica que pode demorar mais do que as adaptações fisiológicas (condicionamento físico). O cuidado com a dieta é redobrado, principalmente quando você não tem tanto tempo para treinar, o que exige planejamento bem criterioso junto ao professor.

O ideal é você treinar ao menos 3 vezes por semana quando o objetivo é melhorar a estética, mas pode ser mais (se tiver tempo).

5 – Treinos semanais para emagrecer

Hum… esse tema é mais delicado e merece um post só para ele, concorda? Em breve teremos um artigo exclusivo para ele em nosso blog. Aguarde!

Considerações

Para a maioria dos objetivos pode-se conseguir bons resultados com 3 treinos semanais, desde que a alimentação e o sono estejam em dia.
Caso você esteja se dedicando mais do que o recomendado aqui, é necessário investigar com nossos professores que fator não está sendo levado em consideração.

Você pode estar se perguntando: “Vejo gente treinando todo dia, bem mais do que o recomendado aqui, e não vejo mudanças, e aí?”
Ressaltamos sempre que resultados são influenciados por diversos fatores, como alimentação, sono, estresse diário, atividade laboral, histórico de doenças, entre outros.

É normal negligenciarmos parte dos fatores que nos levam ao triunfo, mas devemos nos preocupar ao menos com o mínimo a ser feito. Onde você pode estar “vacilando”? Converse com nossos profissionais!

Fábio Cantizano – CREF; 16603-G/RJ.

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