Por que uma consulta médica pode dar um “UP” nos resultados?

Dicas

Por que uma consulta médica pode dar um “UP” nos resultados?

Será que realmente precisamos ir ao médico para começar a praticar exercícios físicos?

No Rio de Janeiro é comum assinarmos o Questionário de Prontidão para Atividade Física, o Par-Q. De acordo com as respostas no questionário, a academia pode ou não solicitar um atestado médico para que você inicie a prática segura. Embora o Par-Q esteja ligado a aspectos legais nas matrículas em academias do Rio de Janeiro e em alguns outros estados, a consulta médica vai além da segurança, está ligada diretamente aos resultados.

Por que uma consulta médica pode mudar o cenário?

Os resultados nos treinos vão muito além da prática de exercícios. É claro que a rotina é essencial para a constância nos estímulos, mas a relação entre estímulos e recuperação precisa ser otimizada para que os resultados apareçam com segurança e no menor tempo possível. Lembre-se: Menor tempo possível não significa que tem que ser rápido, ok?

A consulta médica é importante para:
Verificar níveis dos hormônios;
Possíveis patologias;
Necessidade de intervenção terapêutica;

Orientações gerais, entre outros. Seus hormônios estão em dia?

Não estamos falando aqui apenas de testosterona, mas de hormônios que influenciam seus resultados por conta da demanda. Insulina, hormônios da tireoide, cortisol e outros diversos têm importância ímpar em seus resultados.

Os desequilíbrios hormonais atrasam seus resultados e nem sempre atribuímos a eles a responsabilidade, tentando de todas as formas contornar os prejuízos.

Monitorar hormônios é essencial para que o organismo consiga trabalhar bem sob nova demanda. Planejar uma nova rotina com exercícios físicos orientados, novo plano alimentar e otimização da recuperação dá trabalho e envolve tempo. Ninguém gosta de perder tempo, certo?

A consulta médica descobre possíveis patologias

Tem muita gente aparentemente saudável que leva susto na consulta médica. Cardiopatias, hipertensão, diabetes e outras doenças não transmissíveis também atingem pessoas “magras” e com aparência saudável.

A ideia aqui não é fazer você se consultar quando for se matricular na academia, é você se consultar periodicamente, até mesmo para verificar se o que foi recomendado na consulta anterior ainda está contribuindo para bons resultados.

O exercício físico fará bem para você, mesmo que esteja com alguma patologia, no entanto, o professor precisa saber o máximo sobre sua saúde para planejar a rotina da forma mais eficaz e segura possível.

Será que há necessidade de alguma intervenção?

A consulta médica é essencial e acho que já convencemos você disso. A situação a seguir é mais comum do que você imagina, continue! 80% da população mundial sente ou sentirá um dia dores na coluna. Não tenha dúvidas de que é bem comum. O exercício físico é excelente para dores na coluna, sendo considerado uma das intervenções mais eficazes.

Em muitos casos, há necessidade de intervenção com fisioterapeuta para acelerar a recuperação, mas nem sempre a intervenção será diretamente no foco da dor, mas na causa. Boa parte das dores são iniciadas por conta de acúmulo de gordura corporal, o famoso ganho de peso extra. Esse ganho de peso extra pode ser por conta de sedentarismo e desequilíbrio hormonal.

Pode ser que haja necessidade de tratamento medicamentoso para regular os hormônios, assim como a conexão entre fisioterapia e educação física para fortalecer músculos e articulações envolvidas. Nada é feito de forma isolada, está tudo conectado.

Somente um médico pode recomendar intervenções clínicas. Há quanto tempo não visita seu médico?

A boa orientação vem de uma boa investigação

Por mais que nossos profissionais sejam feras no assunto, não podem solicitar exames ou realizar investigações mais aprofundadas, mas podem e devem usar todas as informações possíveis para planejar sua rotina de forma segura e eficaz.

Investigar as causas das dores, taxas hormonais e estágios de possíveis patologias é papel do médico e você só tem a ganhar.

O que o professor faz com essas informações?

Nossos professores não são médicos e não farão intervenções medicamentosas, fato. No entanto, são profissionais de educação física atuantes na área da saúde.

Exercícios físicos são prescritos exclusivamente por profissionais de educação física, seja para saúde e qualidade de vida, estética ou alto rendimento.

Seus resultados de exames e orientações médicas, além das informações obtidas na avaliação realizada em nossa academia, servirão de base para que você e o professor possam traçar metas desafiadoras, porém alcançáveis. A partir daí, o professor poderá planejar de forma criteriosa sua rotina de treinos.

Considerações

Sua saúde é seu maior bem. Sem ela é impossível cuidar de quem você ama ou realizar a maioria das tarefas diárias. Treinar faz bem, mas treinar com planejamento baseado em um bom diagnóstico é o que há de mais próximo da perfeição em treinamento.

Se achou o artigo útil, que tal mandar via Whatsapp para seus amigos e familiares?

Fábio Cantizano – CREF: 16603-G/RJ. Palavra-chave: Consulta médica

-

Traga seu amigo para
treinar 30 dias GRÁTIS!

Matricule-se no Plano VIP e convide mensalmente um amigo diferente para treinar 30 dias GRÁTIS!

Instagram
WhatsApp
FbMessenger
Posso ajudar?

Conhecemos o poder transformador do exercício físico. Ajudamos as pessoas a alcançar bem estar físico e mental, por meio da prática regular de exercício físico, com metodologia que traz resultados pra vida.

Unidade Santa Catarina
Segunda a sexta - 5h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h

Unidade Guanabara
Segunda a sexta - 6h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h

©2021 - Bora! Fitness | Desenvolvido por Agência Masa

A Bora! Fitness é uma rede de academias focada em saúde e bem estar. Conta com profissionais qualificados, variedade de equipamentos e diversas aulas coletivas. O melhor custo beneficio da região de São Gonçalo!

Unidade Santa Catarina
Segunda a sexta - 5h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h

Unidade Guanabara
Segunda a sexta - 6h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h



©2021 - Bora! Fitness | Desenvolvido por Agência Masa