Como tornar seu treino seguro e eficaz na Bora! Fitness?

Dicas

Como tornar seu treino seguro e eficaz na Bora! Fitness?

O treino faz parte da sua rotina e o foco está em seus objetivos, entretanto, praticamos exercícios em comunidade e todos precisam prezar pela segurança pessoal e dos demais. Juntos podemos chegar lá mais rápido reduzindo obstáculos ao longo da jornada.

Vamos ao que interessa?

1 – Siga as orientações para um treino seguro

Segurança anda lado a lado com a boa orientação. Seguir a orientação de profissional especializado é a menor distância entre onde você está nesse momento e onde pretende chegar, seja qual for seu objetivo.

Muitos se inspiram em modelos, celebridades e atletas, mas acabam cometendo o erro mais grave de todos, o de copiar as rotinas de treinos das suas fontes de inspiração. Você é uma pessoa única e precisa respeitar sua individualidade biológica.

Não copie sua inspiração!

Chegue até seu professor e pergunte: Como posso chegar nesse nível, respeitando minha individualidade biológica? O professor dará as coordenadas ou será sincero sobre suas expectativas.

2 – Não converse com quem está focado

Tem gente que vai para a academia para socializar, não tem nada de errado nisso, desde que respeitem aqueles que estão focados em seus treinos. Tem espaço para todos na BORA! Fitness, mas cada um precisa se dedicar aos seus anseios e objetivos.

Respeite quem não deseja socializar e seja gentil ao alertar colegas que tentam conversar com você em momentos que você não deseja. Por mais que você não queira, sempre vale a pena alertar de forma gentil, solicitando ajuda do professor em casos mais delicados.

3 – Não deixe pesos e acessórios espalhados

A sala de musculação da BORA! Fitness é frequentada por diversos perfis de clientes. O fato da musculação ser tão eficaz e democrática acaba atraindo cada vez mais adeptos, cada um com sua percepção de “bom senso”.

O fato de cada um ter um objetivo e uma experiência com a modalidade torna ela mais suscetível a acidentes do que aula aula de bike, por exemplo.

Não deixe equipamentos e acessórios pelo caminho, em corredores ou próximos de locais com muitas pessoas transitando. Na dúvida, consulte nossos profissionais sobre como acomodar equipamentos e acessórios durante o treino, até que seja devolvido ao seu devido lugar.

Não é apenas sobre educação, é sobre segurança.

4 – Guarde pesos e acessórios em seus devidos lugares

Parece muito com o anterior, mas não é. Diz respeito ao bom andamento da sala de musculação e boa intenção. Todos gostam de encontrar os equipamentos e acessórios em seus devidos lugares quando precisam.

O problema é quando gostam de encontrar no lugar e não o devolvem após o término do exercício. Nossos profissionais estão em sala para orientar seu treino, não para carregar pesos que estão fora do lugar. Guardar o equipamento após a utilização é prova de bom convívio em sociedade.

Usou? Guarde no lugar! Essa atitude reduz o estresse em sala e o risco de acidentes por conta da distração causada pela discussão.

5 – Cuidado ao adaptar equipamentos

É comum nas salas de musculação a adaptação de equipamentos para suprir alguma necessidade. Nem toda sala de musculação é completa como a da BORA! Fitness, mas mesmo assim presenciamos alguns episódios do tipo.

Extensão de tronco na mesa flexora, elevação pélvica na mesa flexora, flexora vertical na cadeira extensora, entre outros, são comuns nas academias. A adaptação do equipamento exige bom senso para não provocar acidentes com graves consequências.

Cada equipamento foi projetado para realizar um determinado movimento ou grupo de movimentos. Qualquer alteração na direção da resistência pode colocar em risco a segurança do praticante. Algumas adaptações são mais seguras do que outras e mesmo assim exigem atenção.

Se realmente precisa adaptar um equipamento, fale primeiro com o professor do horário para que ele possa orientar a adaptação da forma mais segura ou, no caso da impossibilidade, sugerir um estímulo semelhante em outro equipamento ou acessório.

Independente da situação, respeite a orientação do profissional. Ele está ali para ajudar você durante o treino e a manter a sala segura para todos.

6 – Reveze com quem está em seu nível

A sala cheia incomoda todo mundo, inclusive na BORA! Fitness. Seria um sonho conseguir treinar em nossas instalações com poucas pessoas sem a necessidade de revezar. Seria impossível também oferecer tanta qualidade em equipamentos com valor tão acessível, se não fosse a quantidade de clientes que temos.

A quantidade de clientes em horários de pico exige mais estratégias durante o treino. Revezar melhora o ritmo do treino de todos que estão revezando, mas vale adotarmos algumas possibilidades com base no bom senso.

  • Procure revezar com 1 ou 2 pessoas no máximo;
  • Reveze com pessoas com desempenho semelhante ao seu (20% de diferença na carga para cima ou para baixo);
  • Não deixe o ritmo cair, nem que seja necessário alertar o colega.

Caso não consiga revezar de forma organizada, fale com o professor do salão para que ele possa pensar em alternativas eficazes para você.

Considerações

Segurança e eficácia andam lado a lado. Não existe a possibilidade de treinarmos em uma sala de musculação de boa qualidade sem revezar equipamentos com outros colegas, principalmente quando o preço é acessível.

Converse com seu professor para que ele ofereça alternativas seguras do ponto de vista metodológico. Nem sempre você conseguirá treinar do início ao fim sem interrupção, substituição de exercícios ou sem a prevenção de acidentes.

A sala precisa ser segura para os praticantes. Se todos se atentarem às dicas supracitadas, certamente conseguiremos reduzir os riscos e aumentaremos a eficácia do seu treino.

E aí, vamos transformar a BORA! Fitness na academia mais segura da região? Depende de você!

Fábio Cantizano – CREF: 16603-G/RJ.

-

Traga seu amigo para
treinar 30 dias GRÁTIS!

Matricule-se no Plano VIP e convide mensalmente um amigo diferente para treinar 30 dias GRÁTIS!

Instagram
WhatsApp
FbMessenger
Posso ajudar?

Conhecemos o poder transformador do exercício físico. Ajudamos as pessoas a alcançar bem estar físico e mental, por meio da prática regular de exercício físico, com metodologia que traz resultados pra vida.

Unidade Santa Catarina
Segunda a sexta - 5h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h

Unidade Guanabara
Segunda a sexta - 6h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h

©2021 - Bora! Fitness | Desenvolvido por Agência Masa

A Bora! Fitness é uma rede de academias focada em saúde e bem estar. Conta com profissionais qualificados, variedade de equipamentos e diversas aulas coletivas. O melhor custo beneficio da região de São Gonçalo!

Unidade Santa Catarina
Segunda a sexta - 5h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h

Unidade Guanabara
Segunda a sexta - 6h às 23h
Sábado e Feriado - 8h às 18h
Domingo - 8h às 14h



©2021 - Bora! Fitness | Desenvolvido por Agência Masa